Home
Quem somos
Aplicação Clad
Endurecimento
TUBOS CLAD
Triclad Naval
Tratamentos
Notícias Clad
Contato
Referências
Fotos Aço/Inox
Fotos Titanio
Fotos Aço/Cobre
   
 


                                Você Industrial que utiliza Clad co-laminado
                                                   com Chapa de Inox    
                                                    Série  300 ou 400  
                                               
                                                     A T E N Ç Ã O ! 

                   Não dependa mais de material importado com preços e prazos      
                                                  não competitivos !      
                                         Faça uma consulta e compare!
                                 ELEVANDO O INDICE DE NACIONALIZAÇÃO!

                         SEGURANÇA, QUALIDADE E PONTUALIDADE!


Todos os processos da MultiClad seguem rigorosamente as Normas                     



1.Apresentação do TUBO CLAD durante a Brasil Offshore em Macaé.


Exposição do TUBO CLAD durante TUBOTECH São Paulo.


Imagem do tubo CLAD após ensaio de dobramento.

Co-operação entre MULTICLAD e seu parceiro resulta em apresentação durante a 'Brasil Offshore 2011' em Macaé entre 14 e 17 de junho de 2011, e 'TUBOTECH' entre 04 e 06 de outubro em São Paulo do primeiro Tubo Clad X-65 com Inconel-625, 100%fabricado no Brasil !          




State of the Art

A MULTICLAD é uma empresa nacional que dispõe 100% da Tecnologia de Soldagem por Explosão possibilitando o cladeamento (revestimento metálico) em diferentes combinações metálicas . 


                                                                                                                                             Isto significa:    GARANTIA ABSOLUTA DE QUALIDADE  e Possibilidade de Aumento do CONTEÚDO NACIONAL.



Processo

O processo de cladeamento por explosão, é um processo de solda industrial baseado em técnicas bastante confiáveis.

O processo utiliza uma detonação controlada como energia para produzir uma solda metalúrgica entre componentes metálicos. O processo pode ser utilizado para soldar virtualmente qualquer combinação entre metais, que normalmente são conhecidas como não passiveis de serem soldadas por processo convencional de solda. Ademais o processo pode ligar um ou mais revestimentos em um ou dois lados de metal base com o potencial de cada um ser de um metal ou liga diferente.


Descrição do processo do clad explosivo:

Soldagem a explosão é um processo de soldagem em estado sólido, que produz uma solda pelo impacto em alta velocidade das peças em trabalho, como resultado de uma detonação controlada. A explosão acelera o metal a uma velocidade que produz uma adesão metálica entre eles após a colisão. A solda é produzida em uma fracção de segundo sem a adição de metal. É essencialmente um processo a temperatura ambiente em que não ocorre um grande aquecimento das peças em trabalho. As superfícies de contacto, entretanto, são aquecidas pela energia de colisão, e a soldagem é conseguida
pelo fluxo plástico do metal em suas superfícies.

A solda é executada progressivamente junto com a explosão e as forças criadas avançam de uma extremidade da junta a outra. As deformações da soldagem variam com o tipo da junta. São conseguidas deformações imperceptíveis em várias soldas, e sem perda mensurável de metal. A soldagem é normalmente executada ao ar livre, mas também pode ser executada em outras atmosferas ou em vácuo quando as circunstancias
o exigirem. Muitas soldas são executadas em secções relativamente grandes em área, porém existem aplicações com pequenas superfícies com sucesso.


Este processo nos oferece duas configurações básicas, sendo a primeira, com arranjo das placas em paralelo, produz um caldeamento constante, pois suas condições são alteradas ao longo da soldagem; enquanto a segunda, com arranjo utilizando um ângulo a pré-determinado entre as placas, produz um caldeamento não constante, pois suas condições são alteradas incessantemente até o término da soldagem.
Nas placas em paralelo o ângulo obtido na detonação é pequeno, então o fluxo do jato de metal é ininterrupto e a interface resultante é praticamente plana, por isto esta configuração é chamada de regime laminar.

Veja a ilustração:



Enquanto a detonação se move através da superfície do componente primário, ambas as intensas pressões, a da frente de explosão e a gerada pela expansão dos gases
imediatamente abaixo da frente de explosão, aceleram o componente primário a um
certo ângulo e velocidade. Este ângulo e velocidade dependem do tipo e quantidade do explosivo, da espessura de parede e propriedades mecânicas do componente primário, e da distancia de afastamento (standoff distance) empregada.

Colisão, jato e soldagem

As seguintes variáveis interrelacionadas são importantes para o processo de soldagem a explosão:

1- Velocidade de colisão

2- Ângulo de colisão

3- Velocidade do componente primário

A intensa pressão necessária para se produzir a soldagem é gerada no ponto de colisão quando duas destas variáveis estejam entre limites perfeitamente definidos. Estes limites são determinados pelas propriedades dos materiais a serem soldados. As pressões forçam as superfícies dos dois componentes a um intimo contacto e causa um fluxo plástico localizado na área imediatamente próxima ao ponto de colisão. Ao mesmo tempo o jato é formado no ponto de colisão. O jato varre para fora da superfície original de cada componente qualquer filme de contaminação que possa estar presente. Isto limpa o metal como é requerido para se obter uma soldagem perfeita.


Projeção  de um  Perfil  típico da  interface intermetalica entre Metais cladeados por Explosão! 



Para comparação:Projeção de um Perfil colaminado.


Assista ao filme mostrando o clad por explosão atmosférica:

http://www.youtube.com/watch?v=pHXDvXOLDVk






Aplicações



As aplicações da soldagem por explosão variam de placas de grandes dimensões até pequenos componentes eletrônicos

(veja o artigo"Laminação de Bimetalicos" no tópico 'PROJETOS' deste site).

Sua maior aplicação normalmente é para o "clad" para chapas de até 12 metros de comprimento. As maiores superfícies até agora soldadas por detonação têm até 40 m2. Normalmente as chapas de revestimento, de liga nobre de menor espessura, são utilizadas conjuntamente com chapas base de aço mais espessas em lugares que necessitem de resistência à corrosão, proporcionando econômia do material aplicado.  

Este processo também é utilizado na fabricação de material compósito, soldagens de tubos em espelho em trocadores de calor, chapas cladeadas para a indústria química, petroquímica, alimentício, Papel e Celulose; e em reatores nucleares.

Distingui-se principalmente ao revestimento de grandes superfícies: chapas inoxidáveis em chapas de aço carbono e Baixa liga; Níquel, Alumínio, Titânio, Tântalo sobre aço ou cobre com alumínio, porém todos os materiais acima descritos podem ser soldados entre si.

Ultrasom  

As chapas cladeadas prontas serão analisadas  por mapa de Ultra-Som que pode atender a ASTM  A 578 Level C - S1 emitido por técnico certificado pelo ABENDE/INMETRO de acordo com ISO 9712, aprovado pela PETROBRAS.

Tratamento Térmico

Tratamento térmico (Alivio de tensão)  dependendo das ligas envolvidas deve ser executado em conformidade com as tolerâncias da norma  ASTM A-20 e sob orientação do nosso departamento técnico.


Desempeno


Desempeno de chapa  na calandra



Desempeno de disco na prensa


Ensaios

Ensaios  destrutivos aplicados à chapas cladeadas de acordo com  ASTM  A-263, A-265, A-20, B-432, DIN-71 e suscetibilidade a corrosão conf. A-262 Prática "E" ou outras normas solicitadas são executadas com parceiros e laboratório de 1. linha e absoluta confiança.

Estamos perfeitamente preparados a fornecer o ensaio 'Hydrogen Disbonding Test for Bimetallic' de acordo com  ASTM G 146 sob solicitação especial.



Retirada de corpo de prova com jato ´d'água



Sobre a empresa

O nome da MultiClad é sinônimo de excelentes serviços na área de cladeamento de metais por explosão no Brasil. Nossa maior competência está na soldagem  das várias modalidades de chapas bimetálicas de todos os tipos e o endurecimento superficial de peças metálicas com explosivo próprio . O melhor corpo técnico aliado ao melhor Know How garantem total satisfação. Isso esta comprovado na extensa lista de clientes.


Os  múltiplos e fieis clientes apreciam particularmente a  qualidade, pontualidade e economia da MultiClad. 


Vendas (Sales) para todo o Brasil : André Marina

Office: (+55) 11 5687 7477  ou Cel. : (+55) 11 98585 1525

endereço eletrônico para orçamentos: andre@multiclad.com.br













 
   
Top